Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

C.E.K.Shukokai

Continuando a viagem por Viseu, hoje vou-vos falar sobre um Clube do qual tive conhecimento através do Sensei Daniel Machado. Ao qual agradeço desde já pela imensa paciência e carinho que teve em me explicar tudo o que eu queria descobrir sobre esta modalidade e sobre este Clube. 

 

 

O Clube de Escolas de Karate Shukokai foi criado à três anos possuindo sede própria em Abraveses - Viseu, sobre o comando do Instrutor Técnico Sensei Luis Pereira. Desde então, já conta com cerca de 500 atletas inscritos, divididos por vários dojos (Escolas). O Clube está associado à Federação Portuguesa de Karate FNK-P e à Organização Internacional SSU (Shito-Ryu Shukokai Union), que por sua vez faz a ligação às entidades Japonesas. 

 

Quem pode inscrever-se no clube? Limite mínimo 3 anos de idade e o limite máximo depende da vontade de cada um e enquanto haja saúde para a prática da modalidade, como explicou o Sensei Daniel Machado.

 

 

"CEKS Family" 

"Mais do que um clube... Um estado de espírito"

 

Estes são os lemas deste clube, que demonstram a união com que vivem esta modalidade. E, para quem tem a possibilidade de ver este grande clube reunido pode verificar esse espírito de união, companheirismo e de amizade vivamente marcados.

 

Nos treinos desta modalidade é ensinado o Karate, ou seja, Kumite, Katas, Kihons, defesa pessoal e impacto. Juntando a isso um excelente ambiente social, de convívio e anti-stress. Para o Sensei Daniel Machado a diversão é uma chave importante e costuma informar os seus alunos que o que estão a fazer é apenas um "aquecimento", que há sempre muito mais para fazer, e aprender!

 

 

O Karate divide-se em duas partes: a parte marcial e a parte Desportiva. 

 

Na parte marcial o mais conhecido são as graduações, as cores dos cintos. Variam da seguinte forma:

 

  • 9º Kyu - Branco
  • 8º kyu - Amarelo
  • 7º Kyu - Laranja
  • 6º Kyu - Verde
  • 5º Kyu - Azul
  • 4º Kyu - Roxo
  • 3º Kyu - Castanho
  • 2º Kyu - Castanho
  • 1º Kuy - Castanho
  • 1º Dan - Preto ( e por aí em diante, passando de "Dan" em "Dan", até ao máximo de 10ºDan

 

Kyu - Significa grau

Dan - Significa nível 

 

Como são avaliados para poderem graduar?

Varia principalmente da idade e da cor que já possuem. Quanto mais graduado o atleta for, maior será o nível de exigências e provas que terá de prestar. Vão desde a parte prática da modalidade até testes escritos.

 

O que é Avaliado?

  

Kata - Significa 'formas'. É um combate real contra adversários imaginários. Permite ao júri avaliar o nível físico, mental e técnico do karateca; 

 

 (clique para ampliar)

 (imagem retirada de http://www.karateclubnanceien.com/)

 

A imagem acima representa um Kata - Pinan nidan que por exemplo é exegido a sua execução no exame de graduação de amarelo para Laranja

 

Kihon - Técnicas base. Neste ponto o karateca é avaliado no conhecimento da terminologia, aplicação técnica. O júri tem a possibilidade de ver os pormenores das técnicas do atleta. 

 

Kumite - Combate. É avaliado o timing, controlo da distância e controlo do impacto. Neste ponto é possível avaliar se o karateca consegue aplicar os kihons. Uma vez que a execução dos Kihons poderá ser bem feita mas o Karateca não a conseguir aplicar em combate.

 

Impacto - Executar as técnicas contra um saco de impacto exercendo a maior energia possível. Como disse o Sensei Daniel Machado "mostrar que se sabe fazer não é a mesma coisa que fazer, e para treinarem de forma pedagógica recorremos a treinos com o saco para ver se realmente o karateca consegue aplicar o impacto.

 

Defesa pessoal - Está encontra-se "dentro" das katas, assim como o confronto contra múltiplos adversários. Porém, como referiu o Sensei " como é muito exigente só é pedido em exame de graduação do 5º Kyu (azul) para cima."

 

 

Na parte desportiva o clube também já é bastante activo. Corresponde à parte das competições, onde não há graduações, apenas se encontram atletas e treinadores. Dividindo-se em:

 

  • Kata - onde é a avaliado quem faz a melhor Kata , baseada em vários critérios. 
  • Kumite- Combate ao Ponto, ou "um jogo de Reação". Onde se avalia a reação e a execução de uma técnica válida numa zona pontuável, sendo atribuído um, dois ou três pontos.

(clique para ampliar)

 

 

A Roupa?

 

 Karaté Gi - O que os Atletas vestem para a prática desta actividade

                                           

 

Deixo-vos um vídeo do primeiro estágio internacional onde esteve presente o Sensei kamohara, representante europeu do Shito-Ryu Shukokai.

 

Continuação de um óptimo trabalho CEKS ! Grande Grupo!
Agora, depois de um poste tão interessante, ficam algumas fotos do que eu vi (não são muitas porque passei mais tempo a apreciar do que a tirar fotos) e o meu trabalho realizado para o Sensei Daniel Machado! 

(clique para ampliar)

 (clique para ampliar)

(clique para ampliar) 

(Trabalho realizado 100% à mão, sem auxilio de máquina de Costura)
Texto escrito com o apoio do Sensei Daniel Machado

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Sofia Margarida 20.06.2014

    Obrigada ;) Só precisa de sorte para o próximo passo, eu e tu numa aula :P
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Some blog design Written by Joana

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub