Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #14

Algumas tradições de comemoração do Ano Novo

Argentina

Cuecas novas de diferentes cores atraem diferentes energias para um novo ano (rosa ou vermelho para amor, amarelo para dinheiro, verde para saúde...) Consultem o post da rubrica sobre este assunto.

 

Brasil

Usar branco (de preferência uma roupa nova) ajuda a afastar maus espíritos. Se a passagem ocorrer na praia é essencial presentear Yemanjá e saltar as sete ondinhas, como a tradição africana.

 

Chile

Na passagem, coma uma colher cheia de lentilhas para atrair um ano recheado de fartura, seja de dinheiro ou trabalho. Se passar o ano novo em casa, varra-a de dentro para fora para remover as más energias do ano anterior.

 

Colombia

Ande pelo bairro com uma mala de viagem vazia para um ano cheio de viagens.

 

Escócia

Assim que soar a meia noite, começa o "first-footing" - imediatamente depois da meia noite, amigos, vizinhos e família saem de casa para cumprimentar uns aos outros. Também há whisky, uma espécie de panetone, uma moeda, sal e um pedaço de carvão envolvidos na tradição que representam, saúde, dinheiro, prosperidade, etc.

 

Espanha

Nas 12 badaladas da meia noite é preciso comer 12 uvas, uma para cada mês do ano seguinte. É mais difícil do que parece já que há muito pouco tempo entre uma badalada e outra, por isso em mercados espanhóis  vendem as uvas em caixinhas de 12, peladas e prontas para comer. ( Muito parecido à correria pelas passas de uva em Portugal)

 

Nova Zelândia

Bateu meia noite? Então bata panelas o mais alto que puder!

 

Rússia

Meia noite? Corre pegar um pedacinho de papel, escrever um desejo, queimar, colocar em um copo de champagne e beber. Tudo isso antes de 12:01. (tarefa difícil)

 

Aústria

As pessoas derretem chumbo e deitam-no em um recipiente com água. A forma assumida pelo chumbo pode ter diferentes significados, como bola, que representa sorte, ou âncora, que significa que a pessoa vai precisar de ajuda. Algumas são bem macabras, como a cruz, que pode significar que é o último ano novo dessa pessoa. 

 

Índia

O enorme país tem diversas tradições de ano novo. O Diwali é um festival de luzes que serve para festejar o começo de um novo ano em várias partes da Índia. Em alguns desses lugares, os donos de negócios pagam as suas dívidas e compram livros novos para registros financeiros, como metáfora de um novo começo. Muitas pessoas também compram decorações ou roupas novas.

 

Japão

Muitas famílias penduram cordas feitas de palha na frente das suas casas, com o objetivo de afastar maus espíritos e atrair felicidade. A passagem de ano acontece com o som de altas gargalhadas, para que o ano possa ser repleto de boa sorte.

 

Estados Unidos

Vem dos EUA a tradição do "beijo da meia noite", que remonta os festivais romanos de "Saturnalia", onde todos se beijavam na boca como forma de celebração.

 

Dinamarca

Á meia noite, quebram-se alguns pedaços de louça na entrada de um novo ano para atrair boa sorte. Além disso, também é comum saltar de uma cadeira para o chão assim que der meia noite.

 

BOM ANO PARA TODOS!

(para o ano tentem os rituais todos para que tenham imensa sorte)

 

Quem participa na rubrica:

Segunda-feira - Nia

Terça-feira - Ana

Quarta-feira - Bomboca de Morango

Quinta-feira - Sofia Margarida

Sexta-feira - Magda L Pais

Sábado - Dona Pavlova

Esta rubrica não está restringida a nós. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

12 comentários

Comentar post

Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub