Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

C.E.K.Shukokai

Continuando a viagem por Viseu, hoje vou-vos falar sobre um Clube do qual tive conhecimento através do Sensei Daniel Machado. Ao qual agradeço desde já pela imensa paciência e carinho que teve em me explicar tudo o que eu queria descobrir sobre esta modalidade e sobre este Clube. 

 

 

O Clube de Escolas de Karate Shukokai foi criado à três anos possuindo sede própria em Abraveses - Viseu, sobre o comando do Instrutor Técnico Sensei Luis Pereira. Desde então, já conta com cerca de 500 atletas inscritos, divididos por vários dojos (Escolas). O Clube está associado à Federação Portuguesa de Karate FNK-P e à Organização Internacional SSU (Shito-Ryu Shukokai Union), que por sua vez faz a ligação às entidades Japonesas. 

 

Quem pode inscrever-se no clube? Limite mínimo 3 anos de idade e o limite máximo depende da vontade de cada um e enquanto haja saúde para a prática da modalidade, como explicou o Sensei Daniel Machado.

 

 

"CEKS Family" 

"Mais do que um clube... Um estado de espírito"

 

Estes são os lemas deste clube, que demonstram a união com que vivem esta modalidade. E, para quem tem a possibilidade de ver este grande clube reunido pode verificar esse espírito de união, companheirismo e de amizade vivamente marcados.

 

Nos treinos desta modalidade é ensinado o Karate, ou seja, Kumite, Katas, Kihons, defesa pessoal e impacto. Juntando a isso um excelente ambiente social, de convívio e anti-stress. Para o Sensei Daniel Machado a diversão é uma chave importante e costuma informar os seus alunos que o que estão a fazer é apenas um "aquecimento", que há sempre muito mais para fazer, e aprender!

 

 

O Karate divide-se em duas partes: a parte marcial e a parte Desportiva. 

 

Na parte marcial o mais conhecido são as graduações, as cores dos cintos. Variam da seguinte forma:

 

  • 9º Kyu - Branco
  • 8º kyu - Amarelo
  • 7º Kyu - Laranja
  • 6º Kyu - Verde
  • 5º Kyu - Azul
  • 4º Kyu - Roxo
  • 3º Kyu - Castanho
  • 2º Kyu - Castanho
  • 1º Kuy - Castanho
  • 1º Dan - Preto ( e por aí em diante, passando de "Dan" em "Dan", até ao máximo de 10ºDan

 

Kyu - Significa grau

Dan - Significa nível 

 

Como são avaliados para poderem graduar?

Varia principalmente da idade e da cor que já possuem. Quanto mais graduado o atleta for, maior será o nível de exigências e provas que terá de prestar. Vão desde a parte prática da modalidade até testes escritos.

 

O que é Avaliado?

  

Kata - Significa 'formas'. É um combate real contra adversários imaginários. Permite ao júri avaliar o nível físico, mental e técnico do karateca; 

 

 (clique para ampliar)

 (imagem retirada de http://www.karateclubnanceien.com/)

 

A imagem acima representa um Kata - Pinan nidan que por exemplo é exegido a sua execução no exame de graduação de amarelo para Laranja

 

Kihon - Técnicas base. Neste ponto o karateca é avaliado no conhecimento da terminologia, aplicação técnica. O júri tem a possibilidade de ver os pormenores das técnicas do atleta. 

 

Kumite - Combate. É avaliado o timing, controlo da distância e controlo do impacto. Neste ponto é possível avaliar se o karateca consegue aplicar os kihons. Uma vez que a execução dos Kihons poderá ser bem feita mas o Karateca não a conseguir aplicar em combate.

 

Impacto - Executar as técnicas contra um saco de impacto exercendo a maior energia possível. Como disse o Sensei Daniel Machado "mostrar que se sabe fazer não é a mesma coisa que fazer, e para treinarem de forma pedagógica recorremos a treinos com o saco para ver se realmente o karateca consegue aplicar o impacto.

 

Defesa pessoal - Está encontra-se "dentro" das katas, assim como o confronto contra múltiplos adversários. Porém, como referiu o Sensei " como é muito exigente só é pedido em exame de graduação do 5º Kyu (azul) para cima."

 

 

Na parte desportiva o clube também já é bastante activo. Corresponde à parte das competições, onde não há graduações, apenas se encontram atletas e treinadores. Dividindo-se em:

 

  • Kata - onde é a avaliado quem faz a melhor Kata , baseada em vários critérios. 
  • Kumite- Combate ao Ponto, ou "um jogo de Reação". Onde se avalia a reação e a execução de uma técnica válida numa zona pontuável, sendo atribuído um, dois ou três pontos.

(clique para ampliar)

 

 

A Roupa?

 

 Karaté Gi - O que os Atletas vestem para a prática desta actividade

                                           

 

Deixo-vos um vídeo do primeiro estágio internacional onde esteve presente o Sensei kamohara, representante europeu do Shito-Ryu Shukokai.

 

Continuação de um óptimo trabalho CEKS ! Grande Grupo!
Agora, depois de um poste tão interessante, ficam algumas fotos do que eu vi (não são muitas porque passei mais tempo a apreciar do que a tirar fotos) e o meu trabalho realizado para o Sensei Daniel Machado! 

(clique para ampliar)

 (clique para ampliar)

(clique para ampliar) 

(Trabalho realizado 100% à mão, sem auxilio de máquina de Costura)
Texto escrito com o apoio do Sensei Daniel Machado

 

6 comentários

Comentar post



Sofia Margarida nasci em Castelo Branco. Contabilista Certificada formada em Contabilidade e Gestão Financeira, mas toda a vida apaixonada pelas artes, manuais principalmente.

            


facebook



Image and video hosting by TinyPic

Instagram


Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic
Some blog design Written by Joana