Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #17

Tema de hoje, e nada tem a ver com bruxas, é bruxismo! Infelizmente, sofro deste mal e já com graves consequências.

Para quem desconhece este distúrbio fica a saber que é o nome dado a quem, inconscientemente range os dentes (mais frequentemente durante o sono). Este hábito é extremamente destrutivo para a boca em geral. Ao raspar os dentes superiores contra os dentes inferiores causa um desgaste do esmalte dentário, alteração da oclusão e da posição de repouso dos músculos mandibulares. 

As causas nem sempre são fáceis de identificar mas as principais são factores psicológicos como o stress, tensão, ansiedade, raiva, medo ou frustrações. A força exercida, a frequência e a severidade do ranger dos dentes depende de pessoa para pessoa, de noite para noite e nos casos mais complicados, que adquirem este vício durante o dia, varia de dia para dia - Consoante o estado psicológico do doente.

Alguns dos sintomas mais frequentes são, dores de ouvidos, de cabeça, de pescoço, inchaço da face, maxilares doridos ou até mesmo o impedimento na abertura da boca, insónias, e no caso de o desgaste dos dentes já ser muito evidente o dentista pode reparar que esse desgaste não é o da actividade normal da mastigação.

E como se pode tratar este problema?

Normalmente, os casos que ainda não provocaram mais nenhum dano, usam uma placa de oclusão durante a noite que protege os dentes do ranger. Contudo, esta medida é apenas para aliviar sintomas, não corrige o distúrbio. 

Quando as consequencias se tornam maiores e há uma alteração da oclusão e da posição dentária o mais adequado é começar pela correcção dos dentes, com aparelho de ortodontia, para que os músculos possam repousar. 

Não há uma cura para este problema, a não ser tentar procurar todas as causas deste problema e evita-las. Em casos mais complicados, requerer a ajuda de um profissional de saúde. 

 

Para quem conhece alguém com este problema, já ouviu durante a noite alguém ranger os dentes, ou sabe que sofre deste problema e não procura ajuda, informem das consequências :

Desgaste dentário, má oclusão severa, fractura dentária, dores variadas e, mais grave, de artrite temporomaxilar (ATM).*

 

 

 

 

*A articulação temporomaxilar é a mais complexa do corpo: abre e fecha como uma dobradiça e desliza para a frente, para trás e lateralmente, estando submetida a uma grande pressão durante a mastigação e sendo essencial no nosso dia-a-dia.

 

 

 

 

36 comentários

Comentar post

Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub