Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #17

Tema de hoje, e nada tem a ver com bruxas, é bruxismo! Infelizmente, sofro deste mal e já com graves consequências.

Para quem desconhece este distúrbio fica a saber que é o nome dado a quem, inconscientemente range os dentes (mais frequentemente durante o sono). Este hábito é extremamente destrutivo para a boca em geral. Ao raspar os dentes superiores contra os dentes inferiores causa um desgaste do esmalte dentário, alteração da oclusão e da posição de repouso dos músculos mandibulares. 

As causas nem sempre são fáceis de identificar mas as principais são factores psicológicos como o stress, tensão, ansiedade, raiva, medo ou frustrações. A força exercida, a frequência e a severidade do ranger dos dentes depende de pessoa para pessoa, de noite para noite e nos casos mais complicados, que adquirem este vício durante o dia, varia de dia para dia - Consoante o estado psicológico do doente.

Alguns dos sintomas mais frequentes são, dores de ouvidos, de cabeça, de pescoço, inchaço da face, maxilares doridos ou até mesmo o impedimento na abertura da boca, insónias, e no caso de o desgaste dos dentes já ser muito evidente o dentista pode reparar que esse desgaste não é o da actividade normal da mastigação.

E como se pode tratar este problema?

Normalmente, os casos que ainda não provocaram mais nenhum dano, usam uma placa de oclusão durante a noite que protege os dentes do ranger. Contudo, esta medida é apenas para aliviar sintomas, não corrige o distúrbio. 

Quando as consequencias se tornam maiores e há uma alteração da oclusão e da posição dentária o mais adequado é começar pela correcção dos dentes, com aparelho de ortodontia, para que os músculos possam repousar. 

Não há uma cura para este problema, a não ser tentar procurar todas as causas deste problema e evita-las. Em casos mais complicados, requerer a ajuda de um profissional de saúde. 

 

Para quem conhece alguém com este problema, já ouviu durante a noite alguém ranger os dentes, ou sabe que sofre deste problema e não procura ajuda, informem das consequências :

Desgaste dentário, má oclusão severa, fractura dentária, dores variadas e, mais grave, de artrite temporomaxilar (ATM).*

 

 

 

 

*A articulação temporomaxilar é a mais complexa do corpo: abre e fecha como uma dobradiça e desliza para a frente, para trás e lateralmente, estando submetida a uma grande pressão durante a mastigação e sendo essencial no nosso dia-a-dia.

 

 

 

 

36 comentários

Comentar post

Pág. 1/2



Sofia Margarida nasci em Castelo Branco. Contabilista Certificada formada em Contabilidade e Gestão Financeira, mas toda a vida apaixonada pelas artes, manuais principalmente.

            


facebook



Image and video hosting by TinyPic

Instagram


Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic
Some blog design Written by Joana