Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #12

Como não sou apreciadora de bacalhau, todos os anos me interrogo porque é que comemos bacalhau no natal ? (Apesar de que eu, como não apreciadora de bacalhau, como polvo)

 

Os grandes pioneiros no consumo do bacalhau são os Vikings que, ao descobrirem o peixe, passaram a secá-lo ao ar livre (na época o sal não existia) até endurecer para que depois o pudessem consumir aos pedaços durante as longas viagens marítimas.

Antes da industrialização do bacalhau, os bascos – cujo território actualmente está espalhado em províncias da Espanha e da França – já comercializavam o bacalhau. Como já conheciam o sal, eles começaram a salgá-lo para aumentar sua durabilidade. O bacalhau passou a ser comercializado curado e salgado por volta do ano 1000. A expansão do mercado do bacalhau fez-se rápidamente, tornado-o um negócio internacional porque o sal não deixava que o peixe estragasse com facilidade. Quanto mais durável o produto, mais fácil era sua comercialização. Como o frigorífico só foi inventada no século XX, os alimentos que se estragavam rapidamente tinham comércio limitado.

Na idade medieval o bacalhau ganhou o título de alimento durável e com sabor mais agradável que o dos outros pescados salgados. Para a população pobre que raramente podia comprar peixe fresco, o bacalhau era um prato “cheio” porque era barato e tinha alto valor nutritivo. A soberania da Igreja Católica foi outro facilitador para seu comércio: o catolicismo impunha dias de jejum – que compreendiam as sextas-feiras, os quarenta dias da quaresma e muitos outros dias do calendário cristão – nos quais se proibia a ingestão de comidas “quentes” como as carnes; somente as comidas “frias”, como os peixes, eram permitidas. Assim, a carne passou a ser proibida em quase metade dos dias do ano, e os dias de jejum acabaram se tornando dias de bacalhau salgado. Por isso, nas festividades como o Natal a tradição passou a ser comer bacalhau, por ser o peixe mais acessível à maioria do povo.

IMG_1432.JPG

 Esta rubrica não está restringida a mim, à Magda , Ana,Bomboca de Morango, Nia. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

25 comentários

Comentar post

Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub