Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #12

Como não sou apreciadora de bacalhau, todos os anos me interrogo porque é que comemos bacalhau no natal ? (Apesar de que eu, como não apreciadora de bacalhau, como polvo)

 

Os grandes pioneiros no consumo do bacalhau são os Vikings que, ao descobrirem o peixe, passaram a secá-lo ao ar livre (na época o sal não existia) até endurecer para que depois o pudessem consumir aos pedaços durante as longas viagens marítimas.

Antes da industrialização do bacalhau, os bascos – cujo território actualmente está espalhado em províncias da Espanha e da França – já comercializavam o bacalhau. Como já conheciam o sal, eles começaram a salgá-lo para aumentar sua durabilidade. O bacalhau passou a ser comercializado curado e salgado por volta do ano 1000. A expansão do mercado do bacalhau fez-se rápidamente, tornado-o um negócio internacional porque o sal não deixava que o peixe estragasse com facilidade. Quanto mais durável o produto, mais fácil era sua comercialização. Como o frigorífico só foi inventada no século XX, os alimentos que se estragavam rapidamente tinham comércio limitado.

Na idade medieval o bacalhau ganhou o título de alimento durável e com sabor mais agradável que o dos outros pescados salgados. Para a população pobre que raramente podia comprar peixe fresco, o bacalhau era um prato “cheio” porque era barato e tinha alto valor nutritivo. A soberania da Igreja Católica foi outro facilitador para seu comércio: o catolicismo impunha dias de jejum – que compreendiam as sextas-feiras, os quarenta dias da quaresma e muitos outros dias do calendário cristão – nos quais se proibia a ingestão de comidas “quentes” como as carnes; somente as comidas “frias”, como os peixes, eram permitidas. Assim, a carne passou a ser proibida em quase metade dos dias do ano, e os dias de jejum acabaram se tornando dias de bacalhau salgado. Por isso, nas festividades como o Natal a tradição passou a ser comer bacalhau, por ser o peixe mais acessível à maioria do povo.

IMG_1432.JPG

 Esta rubrica não está restringida a mim, à Magda , Ana,Bomboca de Morango, Nia. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

25 comentários

Comentar post



Sofia Margarida nasci em Castelo Branco. Contabilista Certificada formada em Contabilidade e Gestão Financeira, mas toda a vida apaixonada pelas artes, manuais principalmente.

            


facebook



Image and video hosting by TinyPic

Instagram


Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic
Some blog design Written by Joana