Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #11

Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semiesférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Possuem duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto.

Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias.  Há cerca de 4500 espécies na família, distribuídas por 350 géneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.

As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. Apesar da grande utilidade, estes insetos sofrem ameaça dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores nas plantações, embora a maioria das espécies não seja considerada como ameaçada.

 

O símbolo da joaninha significa boa sorte, a vinda do amor, a proteção, entre muitos outros. Dessa forma, acredita-se que o número de manchas nas costas da joaninha é o número de meses que passarão antes que o amor da sua vida apareça. Também se diz que sempre que uma joaninha pousa em um pessoa, ela terá muita sorte. Por esse motivo, matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza.

IMG_1432.JPG

 Esta rubrica não está restringida a mim, à Magda , Ana,Bomboca de Morango, Nia. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

 

14 comentários

Comentar post

Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub