Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #10

Quando começa uma nova etapa, os nervos, a ansiedade, e um sem fim de outros sentimentos menos positivos podem entrar no nosso corpo e atrapalhar o nosso dia-a-dia, o nosso sono. Por isso venho falar-vos de uma planta que ajuda a melhorar o sono, é relaxante e ajuda na digestão. O meu auxiliar nos momentos mais complicados.

Esta planta é originária da Amércia do Sul mas é uma das plantas mais conhecidas da naturopatia portuguesa - consumida através de chá.


Lúcia-Lima / aloysia triphylla denominada de bela-luísa ou doce-lima devido ao seu odor a limão.


Um estudo realizado em março de 2011 na Universidade de Medicina de Madrid concluiu que o efeito antioxidante da lúcia-lima é equivalente ao do chá verde. O efeito anti-inflamatório e antiespasmódico nas dismenorreias da lúcia-lima é equivalente a fármacos como a indometacina. A lúcia-lima protege contra os efeitos adversos da quimioterapia (cisplatina) na medula óssea, exercendo uma ação antigenotóxica devido ao seu efeito antioxidante. Com base num estudo publicado na Toxicology Letters, em 2004, esta deve ser aconselhada a pacientes oncológicos que estejam a fazer este tratamento.

 

Princípios ativos

Óleos essenciais, com ação espasmolítica (reduz os espasmos musculares na vesícula, intestino e útero), colagoga (estimula a produção de bílis) e anti-inflamatória. Destaque para o citral com ação antibiótica contra bactérias como a E. coli e antifúngica contra a Candida Albicans. Contém ainda flavonoides e ácidos fenólicos com ação antioxidante e efeitos quimiopreventivos contra alterações genéticas induzidas por toxinas.

Principais propriedades


É benéfica para o sistema digestivo, pode ser utilizada antes das refeições, para abrir o apetite, ou durante as mesmas, para ajudar à digestão, evitando gases e cólicas intestinais. Ao nível do aparelho genital, regula as dismenorreias (menstruações dolorosas) e trata infeções urinárias.
Relaxa o sistema nervoso, melhora o sono e reduz as enxaquecas. Também reduz a pressão arterial. O seu óleo essencial pode ser utilizado para fazer perfumes e repelente de insetos.

 

Por isso, caros leitores vamos lá beber um cházinho que ainda por cima tem um sabor tão agradável!

 

Esta rubrica não está restringida a mim, à Magda , Ana,Bomboca de Morango, Nia. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

 

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub