Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #7

Já devem ter reparado que eu faço trabalhos em feltro, não? Pois, é verdade.

il_430xN.59058476.jpgE o que é o feltro? O feltro é um papel feito de lã ou pêlos de animais (Pronto, a partir de agora acabam-se as encomendas) -  as fibras são agregadas umas às outras através de uma técnica chamada calandragem. Uma vez que essa técnica não tece as fibras, apenas as compacta, o feltro é chamado de Tecido não Tecido. 

 

O feltro é usado, para além de trabalhos artesanais,  em chapéus, casacos, revestimentos de equipamentos industriais, entre outros. É comum também aparecer na industria de tapetes, que já remonta o periodo do Antigo Egito, onde essa técnica era muito usada. 

 

Há muitas lendas à volta da origem do feltro. Diz-se, por exemplo, que na Arca de Noé havia ovelhas, e outros animais, num espaço muito pequeno e que devido ao calor extremo os animais perdiam muito pelo. Esse pelo acumulava-se no chão e era continuamente pisado pelos animais e encharcados de urina dos mesmos. Essa acção toda fez com que, assim que desembarcaram, estava formado no chão da arca um grande tapete de feltro (O feltro de hoje não é feito dessa maneira atenção!) . Desde ai, que os mais antigos usavam os pelos dos animais para criar tapetes e isoladores. 

 

Esta rubrica não está restringida a mim, à Magda , Ana e Bomboca de Morango. Todos podem participar. Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados.

 

 

 

19 comentários

Comentar post

Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub