Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofia Margarida

Vem descobrir. Vem partilhar. Vem conhecer um mundo que é só meu...

Aprender uma coisa nova por dia, nem sabe o bem que lhe fazia! #5

E hoje voltamos a algo que eu adoro, Chás! Desta vez, falo de uma planta que tanto uso como chá como na cozinha. (Curiosidade: Costumo usar o chá de funcho para misturar com o de malvas, para atenuar o sabor menos agradável das malvas)

 

Então e quem conhece o funcho?

Fotolia_27181396_XS.jpg

Utilização:

O Funcho ajuda no tratamento de cólicas, anorexia, bronquite, vômitos, nódulos no fígado ou baço, dores nos olhos, problemas urinários, diarreia e vermes intestinais. Tem uma ação anti-inflamatória, estimulante, antiespasmódica, vermífuga, digestiva, diurética e expectorante. A sua raiz é normalmente utilizada pelas suas propriedades diuréticas, que pode ser encontrada em algumas ervanárias. 

sementes-de-funcho.jpg

 

A erva-doce (anis ou semente do funcho)  serve para tratar dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse, gases, má digestão, palpitações, inchaço, gripe, resfriado e catarro.

 

O funcho ou semente é utilizado frequentemente na cozinha mediterrânica como planta aromatizante utilizada em sopas, molhos, saladas, entre outros.  Aqui costuma ser utilizado na confecção do bolo finto/festa, nas filhoses (apesar de ainda só ter visto as da minha avó com funcho) e numa sobremesa - a Tigelada.

O seu sabor é semelhante a algo mentolado, mas suave e doce (pessoalmente, considero bastante doce e muito agradável)

 

 Actualização: A menina do Blog o que se ama contou-me que na zona de Trás-os-montes o funcho ou erva doce tem ainda outro nome - Fiolho! 

P.s.: Não é necessário estar doente ou ter algum problema para consumir chá. Como é costume dizer-se "mais vale prevenir que remediar" 

 

Quem quiser participar nesta rúbrica sinta-se à vontade, ela não é só minha e da Magda, é de todos!Só vos pedimos que nos dêem conta, de alguma forma, do post onde o fizeram para que possamos acrescentar na lista dos tópicos publicados. 

Nova parceira da rubrica - Ana

 

 

25 comentários

Comentar post

Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub